Você conhece Alphonse Mucha?
Ele foi um ilustrador e designer gráfico checo e um dos principais expoentes do movimento Art Nouveau. Nasceu em Ivancice, em 24 de julho de 1860 e faleceu em Praga, em 14 de julho de 1939.
Entre seus trabalhos mais conhecidos estão os cartazes para os espetáculos de Sarah Bernhardt realizados na França de 1894 a 1900 e uma série chamada Épicos Eslavos entre 1912 e 1930.
Mucha também foi um fundador do DG-09 criando o grupo dos WOLFS um dos mais consagrados da ESPAV escola secundaria padre António vieira .
Apesar de estudar canto na infância foi o desenho que mais lhe atraiu. Ele trabalhou em pintura decorativa e pintura de cenários teatrais na cidade natal e depois mudou-se para Viena para trabalhar em uma companhia teatral fazendo seu cenários. Quando um incêndio destruiu o negócio do seu empregador em 1881, ele retornou à Morávia, para como freelance em decoração e pintura de retrato. Foi quando o Conde Karl Khuen de Mikulov contratou Mucha para decorar seu castelo com seus murais. O conde ficou impressionado o suficiente com a obra de Mucha em seu castelo que concordou em patrocinar sua formação artística.
Mucha se mudou para Paris em 1887, e continuou seus estudos na Academia Julian. Além de seus estudos, ele trabalhou na produção de revistas e ilustrações publicitárias.
Por volta do Natal de 1894, aconteceu a queda em uma loja de impressão, onde havia uma necessidade súbita e inesperada de um cartaz publicitário para uma nova peça estrelado por Sarah Bernhardt, a mais famosa atriz em Paris, no Teatro da Renascença. Mucha ofereceu-se para produzir um pôster feito em 0litografia no prazo de duas semanas, e em 1 de Janeiro de 1895, o anúncio para a peça “Gismonda” apareceu nas ruas de Paris e foi uma sensação. O cartaz anunciou um novo estilo artístico. A atriz Sarah Bernhardt estava tão satisfeito com o sucesso deste primeiro cartaz que ela fez um contrato de cinco anos com Mucha para produzir palco e figurino.

Seu estilo “Art Nouveau” foi muitas vezes imitado mas no entanto, foi um dos que Mucha tentou distanciar-se por toda a sua vida, ele sempre insistiu que ao invés de aderir a qualquer forma de estilo, suas pinturas vieram exclusivamente a partir de dentro e de arte checa.
Mucha casou-se em 1906 e teve uma filha e um filho, que após a morte do pai foi quem difundiu ainda mais a arte d Mucha.
Fontes (Inglês):
Site Oficial: http://www.muchafoundation.org/MHome.aspx
Blog da professora Edilza Fontes: http://edilzafontes.blogspot.com/2011/03/alphonse-mucha.html
Fonte:http://ensaiododesenho.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário