terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Alimentação saudável

Evidências epidemiológicas mostram associação inversa entre o consumo de frutas, legumes e verduras e o risco de doenças cardiovasculares e determinados tipos de câncer. A verificação da ocorrência de transição epidemiológica ao mesmo tempo em que ocorre a transição nutricional tem destacado a dieta como um importante fator de promoção e manutenção da saúde, tendo papel determinante nas deficiências nutricionais e doenças crônicas não transmissíveis.

Em termos culturais, o baixo consumo deste grupo alimentar tem origens socioantropológicas e, por isso, a perspectiva de socialização de informação para apoio dos indivíduos na seleção de alimentos é fundamental.

Dra. Olga Maria Silverio Amancio, presidente do CRN-3, enfatiza que: Ações como essa do CRN-3, destinadas a chamar a atenção da população para a necessidade do aumento do consumo diário de frutas, verduras e legumes, estimulam hábitos alimentares saudáveis . Uma alimentação saudável tem por característica três princípios básicos: variedade: comer diversos tipos de alimentos pertencentes aos variados grupos alimentares; moderação: não exagerar nas quantidades de alimentos ingeridas; e equilíbrio: o consumo de alimentos variados deve respeitar a quantidade de porções recomendadas para cada grupo alimentar.


Uma alimentação saudável não tem necessariamente de estar desligada dos prazeres da vida. A receita para comer bem passa por comer de forma equilibrada, de acordo com as suas necessidades nutricionais, o que não significa de forma alguma comer sem gosto. 

No site Alimentação Saudável  estão disponíveis várias receitas que saudáveis e gostosas. 

Fontes: Minha Vida e Alimentação Saudável 

Nenhum comentário:

Postar um comentário