sexta-feira, 15 de abril de 2011

Cuidado na escolha de plantas para não envenenar animais de estimação

 
Se você possui animais de estimação, como cachorros e gatos, que circulam pelo quintal, é importante levar a saúde deles em consideração na hora de escolher as plantas para o seu jardim. Algumas espécies ornamentais são venenosas aos bichos e podem até matá-los.

Veja as dicas da Revista Casa e Jardim, de plantas que podem envenenar os animais:

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia ssp)
Herbácea de folhagem tropical grande e larga, com manchas brancas e caule grosso, cultivada em áreas sombreadas, em canteiros ou vasos. Partes tóxicas: folhas, caule e látex, que causam inflamação da língua, vômito, diarreia e asfixia.









 


Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica Spreng)
Produz flores brancas quase o ano todo se cultivada em solo fértil, sob sol pleno durante metade do dia. É uma herbácea que pode atingir até 90 cm de altura. A planta toda é tóxica. Pode causar inflamação da língua e vômitos.








Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima)
Arbusto de até 3 m de altura, produz flores brancas e vermelhas que contrastam com a folhagem verde-escura. Parte tóxica: toda a planta. A seiva leitosa irrita a pele e a ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarreia.





 


Espirradeira (Nerium oleander)
Arbusto de até 2 m de altura, é usado na composição paisagística pela beleza das folhas verde-acizentadas e de suas flores nas cores rosa, amarelo, vermelho e branco, que aparecem na primavera e no verão. Aceita podas para a formação de copas. Pode causar distúrbios cardíacos e coma.






Onze-horas (Portulaca grandiflora)
Com folhas suculentas e flores coloridas na primavera, é usada como forração ou pendente em vasos. Atinge até 20 cm de altura. Partes tóxicas: folhas e flores, que, se ingeridas, causam inflamação da língua, queimação e vômitos. Pode matar por asfixia.





Do mesmo jeito que fazem mal aos bichos de estimação, podem fazer aos humanos, portanto o cuidado com as plantas também vale para as crianças.



Artigo visto no Palmeiras Ornamentais

Nenhum comentário:

Postar um comentário