terça-feira, 15 de março de 2011

Você conhece o Couchsurfing?



CS_corpo

Para quem adora viajar e conhecer novas culturas, uma ótima maneira de aproveitar ao máximo sua viagem é participar do Couchsurfing, que conta com mais de dois milhões e quinhentos mil usuários em mais de 230 países.

O que é, afinal, o Couchsurfing?
A proposta da rede, fundada em 2004, é simples: por meio de um perfil criado no site, o viajante pode encontrar uma hospedagem – tradicionalmente chamada de couch, mas que contempla diversos tipos de acomodações – na cidade-destino. E, é claro, também pode hospedar um Couchsurfer em sua cidade. Tudo isso de forma gratuita: o hóspede pode arcar com custos de alimentação, mas a bandeira da rede social é a boa vontade e a solidariedade, sempre em nome da troca de experiências.
Como funciona?
Para fazer parte da rede, basta criar um perfil semelhante ao Orkut ou ao Facebook. Além de informações pessoais e interesses, há um diferencial: ferramentas próprias para detalhar as experiências de viagens do usuário  (vividas pelo Couchsurfing ou não) e descrições sobre o local onde vive e sobre o espaço oferecido aos hóspedes.
Assim que o perfil é criado, já é possível procurar um couch na cidade desejada e enviar um pedido de acomodação para o usuário em vista. A partir daí, é aguardar se o retorno será positivo – ou não.
CS_corpo2



É seguro? A partir de que idade é permitido utilizar a rede social?
O Couchsurfing oferece sistemas de verificação de localidade dos usuários, além das referências escritas por hóspedes, amigos ou hosts sobre o Couchsurfer em questão. Há várias comunidades na rede que fornecem dicas para que o viajante tenha uma experiência de sucesso em sua estada. Portanto, mesmo que seja preciso ter acima de 18 anos para participar ativamente no CS, o site também traz informações valiosas para quem planeja uma viagem ou, simplesmente, é apaixonado por conhecer o mundo.
Muito além da hospedagem
Uma característica comum nos usuários da rede social é o engajamento – e eles costumam obedecer a algumas regras internas: educação e boas maneiras, desde o pedido de hospedagem até a estada, são fundamentais. O objetivo dessa organização é tornar a experiência do host e do hóspede a mais única e divertida possível.
Os Couchsurfers costumam realizar meetings semanais para trocar idéias e conhecer os novos adeptos da rede – alguns desses encontros reúnem centenas de pessoas.
Deu pra perceber que o espírito, por aqui, é de muita mente aberta e generosidade! O que você está esperando para conhecer melhor o que o Couchsurfing tem a oferecer?

Fonte: CCAA e COUCHSURFING

Nenhum comentário:

Postar um comentário