Se você chegou até aqui é porque já pensou ou ainda pensa em conhecer novas culturas e aprender um novo idioma.
Atualmente, um dos setores que mais cresce no país é o de turismo. Anualmente, devido ao aumento das ofertas de agência de intercâmbio, mais pessoas estão ampliando os seus horizontes e embarcando em uma nova aventura ou empreendimento.
São altos os números de adolescentes que hoje não querem somente conhecer a Disney World, mas fazer compras em San Francisco, curtir a noite em Nova York, visitar museus em Londres ou pegar aquele bronzeado australiano.
Mas essa parcela que só faz crescer não se resume apenas ao público adolescente. A cada ano, a procura por cursos de inglês no exterior, por parte de jovens e adultos, resultou no aumento da oferta de intercâmbio para essa área. O brasileiro de hoje não é mais aquele que trazia consigo muitas fotos para recordar; mas o indivíduo que se aprende com outras culturas, que entra em contato com o “mundo”. Agora somos globalizados.
Confira abaixo a lista dos 5 destinos mais procurados por jovens e adultos que buscam aprender uma nova língua e, assim, aumentar a capacitação na hora de exercer suas profissões.
Estados Unidos (New York, Orlando, Miami, Las Vegas, Honolulu)
2 Composto por 50 estados e um Distrito Federal, os Estados Unidos da América (United States of America, ou simplesmente States) se aproxima do Brasil em tamanho e riquezas naturais diversificadas.
Um dos 5 maiores países do mundo em extensão territorial, os States fazem fronteira ao leste com o Oceano Atlântico, a oeste com o Oceano Pacífico, ao norte com o Canadá e ao sul com o México. Ao juntarmos o Alaska, o estado mais frio desse destino, e o Hawai’i, o estado insular, essas fronteiras diversificam as paisagens e a cultura local.
É muito frequente a ida de brasileiros para o Estados Unidos, principalmente jovens com faixa etária entre 15 a 18 anos os quais, na maioria das vezes, fazem parte de programas de High School por um período de seis meses ou um ano.
Canadá (Toronto, Ottawa)
O Canadá é um país localizado na América do Norte. É o segundo maior país do mundo em extensão territorial, sendo superado apenas pela Rússia. O Canadá ocupa praticamente toda a metade norte do continente norte-americano, tendo como único país a lhe fazer divisa os Estados Unidos da América, tanto ao sul (os 48 estados contíguos) como ao noroeste (com o estado do Alasca). Ao norte localiza-se o Oceano Ártico, a oeste, o Oceano Pacífico, e a leste, o Oceano Atlântico e a Groenlândia. A capital do país é a cidade de Ottawa. O nome Canadá provém do iroquês kanata, que significa aldeia ou povoado.
O Canadá é considerado um dos países mais multiculturais do mundo. Tendo sido colonizada por franceses e ingleses, cerca de 45% da população do Canadá possui ascendência inglesa, escocesa ou irlandesa, e aproximadamente um quarto da população do país possui algum grau de ascendência francesa.
A Nova Zelândia (Aotearoa em Maori) é um país de clima temperado localizado no sudoeste do Oceano Pacífico e considerado como parte da Polinésia. Faz parte da Oceania. A sua capital é a cidade de Wellington.
A Nova Zelândia é um país moderno e industrializado. As principais indústrias exportadoras são a agricultura, a horticultura, a pesca e a silvicultura. Este país possui ainda substanciais indústrias transformadoras, turismo e serviços. Além disso, o país é grande produtor de kiwi e uva. Produz também, em grande quantidade, lã; está entre os 10 maiores produtores mundiais. O país também produz um dos melhores vinhos do mundo. A moeda oficial é o Dólar Neozelandês.
Muito da cultura da Nova Zelândia é derivada de raízes europeias, sobretudo britânicas, e mais recentemente americanas, sendo a cultura Maori uma vertente de grande significado na vida pública neozelandesa, além da influência do maior vizinho, a Austrália. O vigor e originalidade das artes em filmes da Nova Zelândia, ópera, música, pintura, teatro, dança, e artes estão alcançando reconhecimento internacional.
É provavelmente devido ao clima ameno e ao baixo número de residentes que o divertimento no exterior é bastante popular entre os neozelandeses. As corridas de cavalos, o rúgbi, o críquete, o netball, a vela e a marcha têm praticantes entusiásticos.
Sydney é a capital do estado de Nova Gales do Sul. É a metrópole mais populosa da Austrália. Tem cerca de 150 000 moradores na sua região central (administrada pelo “City of Sydney Council”), enquanto sua região metropolitana possui mais de 4 milhões de habitantes espalhados por cerca de 600 subúrbios, dos quais destacam-se Parramatta, Chatswood, Manly, Hurstville, Liverpool, Bankstown e Campbelltown.
A região metropolitana ocupa um área de cerca de 4000 quilômetros quadrados, uma das maiores do mundo, com quase o dobro da área de Nova Iorque por exemplo. É uma das cidades mais “multi-culturais” do mundo, tamanha a quantidade de imigrantes vindos de todos os cantos do planeta, representando em torno de 180 países. Cerca de 30% dos moradores da cidade nasceram em outros países, sendo 4,5% provenientes do Reino Unido, 2,3% da China, e 2,1% da Nova Zelândia. Outros povos com presença significativa na cidade são os libaneses, gregos, italianos, coreanos, russos, indianos, vietnamitas, indonésios, e tailandeses.
Sydney é também o maior destino turístico da Austrália, atraindo mais de 4 milhões de turistas anualmente.
Inglaterra (London)
Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido. Importante há quase dois milênios, a cidade é um dos maiores centros financeiros do planeta, e sua participação na política, na cultura, no entretenimento, na moda e nas artes ratificaram seu status de cidade global. A cidade é uma das metrópoles mais povoadas da Europa. Sua população é umas das mais cosmopolitas do mundo, absorvendo a cultura, a religião e o idioma dos mais diversos povos. A cidade é um ponto de conexão internacional de transporte aéreo e um destino turístico popular, contando ícones como a casa do Parlamento, a Tower Bridge, o palácio de Buckingham, o museu britânico, a galeria nacional, o Wembley Stadium e a roda-panorâmica mais alta do mundo, a London-Eye.